quinta-feira, 23 de maio de 2013



                                                            Cabo de Guerra Coletivo
                                                     Futebol de Caranguejo

                                                                       Salto 

Jogos Cooperativos 
"O jogo cooperativo propicia essa educação por inteiro. Utilizando esses jogos, nota-se quanto o aluno se envolve com a atividade proposta. A liberdade de expressão e ação, a confiança em si mesmo e a alegria vivenciada oferecem oportunidades para a criança criar situações diferentes, pensar estratégias e garantir que o aluno seja ele mesmo, pois, as relações intersubjetivas ajudam cada indivíduo a se conhecer melhor, aumentando suas condições de transformar regras de um jogo, aceitar mudanças e acreditar que há possibilidade de transformar valores e atitudes de sua vida."
(Eliana Rosseti)

I

Introduzindo a Luta na Educação Física Escolar

Quebra de braço

                                                       Luta de Saci
 
 
Usando a tecnologia  nas aulas de Educação Física 
(Vídeos e Músicas sobre Alimentação saudável)
                                         Tênis de mesa nas aulas de Educação Física Escolar
                                           Luta nas aulas de Educação Física Escolar


 

Esporte: Arte ou Violência?




- Pesquisa, seleção e exploração de vários textos;     
- Textos informativos (notícias, informes científicos);
- Pesquisar e selecionar textos de diversos gêneros literários, envolvendo eixos temáticos da disciplina;
 - Sensibilizar os alunos com a apresentação dos textos, lendo com eles e convidando-os a fazerem leituras individuais ou compartilhadas;
  - Confecção de cartazes e apresentação oral. 



                                                 Projeto Leitura em Boa Forma
(A prática de leitura nas aulas de Educação Física Escolar)

 
 
 
Volei sentado. ( Esporte Adaptado para pessoas com deficiência)
 
Os benefícios proporcionados por esportes adaptados, proporciona uma melhora geral da aptidão física, um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora de auto  conceito e da autoestima (GORGATTI; GORGATTI, 2005, p. 483).

                               Brincando e Aprendendo as regras do futebol.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

“Todo o ser humano tem direito à prática da Educação Física e do Desporto, as
quais são essenciais ao desenvolvimento integral da sua personalidade. A liberdade de
desenvolvimento físico, intelectual e moral através da Educação Física e do Desporto
deve ser garantida no sistema educacional e em outros aspectos da vida social” (Artigo
1º da International Charter of Physical Education and Sport UNESCO, 1978).

quinta-feira, 16 de maio de 2013



NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS PODEM SALVAR VIDAS!!

ANABOLIZANTES: DROGA QUE EMBELEZA, FORTALECE E MATA!!!
 
 
 
Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxílio de um profissional. Entre estes recursos estão os anabolizantes, que são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo”.

sábado, 11 de maio de 2013



Menino Maluquinho e o Futebol por Ziraldo

"A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças. Sabe-se que pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente."

sexta-feira, 10 de maio de 2013



 “Dois jovens que moram na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste, correm o risco de perder partes dos corpos depois de usar anabolizantes para animais. Eles estão internados há cerca de um mês por causa dos efeitos da substância, que foi aplicada de forma irregular em uma academia de ginástica. Uma mulher de 22 anos pode perder parte das nádegas enquanto um homem de 20 anos pode ficar sem uma parte de um dos braços. O estado de saúde deles é grave”.



terça-feira, 7 de maio de 2013

Na Pré-história o homem tinha dois objetivos para manter sua sobrevivência, o primeiro era o da caça para se alimentar, e o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar estas tarefas seu organismo foi gerando adaptações, conseguindo músculos e ossos mais resistentes, um sistema cardíaco e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia foi lhe dando o conforto, em que você vai ao supermercado e encontra o alimento pronto e não gasta a metade da energia que se gastava antigamente, o único gasto de energia que se tem é andar para fazer as escolhas e colocar as compras no carrinho. Hoje a maioria das pessoas não se preocupa com a prática de exercícios físicos se tornando, assim, sedentárias.”

A Obesidade é uma doença crônica, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. O exercício físico bem orientado por profissionais de educação física representa uma importante arma para melhoria da qualidade de vida de obesos, ajudando na perda de gordura corporal.”

segunda-feira, 6 de maio de 2013


  1. O sedentarismo é a falta, ausência e/ou diminuição de exercícios físicos ou esportivos. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.”


    " As sociedades devem se modificar, de modo a atender às necessidades de todos os seus membros. Uma sociedade inclusiva não admite preconceitos, discriminações, barreiras sociais, culturais ou pessoais."

                                                          Basquete em Rodas
Ginástica Acrobática para deficientes visuais.
 
 
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB - ALAGOINHAS BAHIA
07, 08 E 09 DE JUNHO DE 2013.PARTICIPE!!!


"Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclue maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida."

domingo, 5 de maio de 2013

“Afirmar o direito da pessoa humana à educação é assumir uma responsabilidade muito mais pesada que assegurar a cada um a possibilidade da leitura, da escrita e do cálculo: significa a rigor, garantir para toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição dos conhecimentos, bem como dos valores morais que correspondam ao exercício dessas funções, até a adaptação à vida social atual.”
Jean Piaget (1974)
I FÓRUM NACIONAL DE ATIVIDADES CORPORATIVAS.

Estudo da relação que se estabelece entre o Lazer e o Meio Ambiente, inseridos no âmbito da Educação Física Escolar, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais atrelados à temática da educação para o lazer e da preservação ambiental. Aula prática orientada .VIVÊNCIA PRÁTICA PROPORCIONADA PELO PROFESSOR Alexander Klein Tahara!!! 
José Maria Marin, novo presidente da CBF, coloca no bolso uma medalha da premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual o Corinthians foi campeão. Que país é este???
A Pós-Graduação Lato Sensu “Metodologia em Educação Física e Esporte” turma 2012 teve o prazer  de receber Walter Bracher ministrando a disciplina de Corporalidade e Contemporaneidade.

Projeto: A boa higiene e a boa aparência como um meio de viver com saúde e prazer!

“ Ser saudável é estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que este tratamento nos traz benefícios.”

JUSTIFICATIVA:

            A Educação e a saúde são dois pilares de sobrevivência humana que estão em eterna construção e desconstrução. Os autores assumem um compromisso ético de que é possível promover saúde escolar através da articulação entre os setores da educação e saúde; através da interdisciplinaridade;envolvimento dos grupos de alunos; famílias; educadores, num contínuo processo crítico avaliativo dos saberes e práticas de saúde escolar (FERRIANI, 1997).

Tratar de higiene tem sido um desafio para a Educação, no que se refere a possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.Neste contexto, é fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.

Através desse projeto, queremos que alunos nas aulas de Educação Física sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.É preciso educar para a saúde,levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia.

OBJETIVO GERAL: Manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promação da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


METODOLOGIA:

- Os alunos assistirão vídeos sobre higiene;

-  Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal;

 -Atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal;

- Peça para as mães mandarem embalagens de produtos que usamos para fazer nossa higiene, na hora da rodinha levar figuras de crianças tomando banho, escovando os dentes, etc,cantar a música do castelo ra ti bum ,ratinho toma banho, fazer um cartaz com estes produtos que as mães enviaram, falar as consequências de quem não faz a higiene;

 - Recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

- Elaborar uma  propaganda que  deve enfatizar os seguintes pontos:

 Por que é importante manter uma boa higiene?

 O que significa ter uma boa aparência?

 Cuidados gerais de higiene e o que muda na adolescência.
- Vídeos musicais sobre os temas: Lavar as Mãos, Tomar Banho, Escovar os dentes e Prevenção contra o piolho;
 - Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias ;
-
- Produzir textos sobre o tema.

- Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio,

- Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de higiene, produtos de higiene em geral.
AVALIAÇÃO: A avaliação permeia todo o processo de ensino-aprendizagem.Será feita através de conversa, diálogo, participação de todos e se os alunos começarem a mudar seus hábitos diários de higiene desenvolvidos no projeto.


 

sábado, 4 de maio de 2013


LER E PRODUZIR TEXTOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESPONSABILIDADE E NECESSIDADE!”

A Educação Física engloba um esforço de adaptação ao corpo e uma reflexão de comportamento corporal. Assim, ela não deve se limitar ao desenvolvimento muscular, e sim levar ao reconhecimento da importância da forma, da dinâmica e do estilo do movimento. O corpo não pode ser considerado apenas um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através de movimentos, sentimentos e atuações no mundo.

Quando nos movimentamos, expressamos uma série de significados da cultura em que estamos inseridos. A interpretação desses sinais corporais é o eixo da leitura em Educação Física

Ler é um bom começo na vida de qualquer cidadão. Além de dar prazer é um caminho que ajuda a melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o mundo e a condição humana.

Dentro deste contexto, a prática de leitura nas aulas de Educação Física Escolar,permitirá aos nossos discentes entender, opinar, compartilhar .São estas ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.